segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O que é o cancro?

Actualmente o mundo é bombardeado com notícias sobre o cancro. Possivelmente, cada cidadão conhece ou já ouviu falar de alguém que sofre ou sofreu desta enfermidade. No entanto saberemos nós, homens, do que se trata?
Medicinalmente pode-se classificar o cancro como a proliferação descontrolada de células. Estas células, por sua vez, poderão ser novas ou velhas.
Tudo se inicia num conjunto de células constituintes de um tecido, que por sua vez irão fazer parte de um determinado órgão. De forma geral, estas sofrem mitoses sucessivas, onde o seu ADN se multiplica, bem como todos os seus organitos celulares. Novas células são formadas e outras degeneram. Todo este ciclo leva um determinado tempo, sem que seja muito rápido havendo por vezes anomalias que provocam alterações no crescimento celular, acelerando-o descontroladamente e impedindo a degeneração das células velhas. Estas, por si designam um tumor.
Existem dois tipos de tumores: os benignos e os malignos.

Tumores Benignos

Não são considerados cancro pelas seguintes características:

Não provocam a morte;

São removíveis e rapidamente tratáveis;

Não ocorre metastização nem disseminação das células cancerígenas;

Outros tecidos não são afectados;


Tumores Malignos

São considerados cancro pelos seguintes factores:

São bastante mais graves que os benignos, podendo levar à morte;

Podem ser removidos, embora voltem a criar novas metástases;

Têm a tendência em metastizarem-se para outros tecidos, havendo um descontrolo na sua propagação;

Até há bem pouco tempo, havia um pensamento social de que as células cancerígenas atingiam única e exclusivamente adultos e idosos. No entanto, isso está completamente errado, devido ao facto de haver uma elevada tendência para atingir crianças e adolescentes. O Homem precisa de conhecer o seu corpo e identificar sintomas menos comuns, porque isso valida a existência de um mau funcionamento orgânico.

1 comentário:

  1. Olá!

    Sou o Gonçalo e faço parte da organização da campanha "Derrotar a Leucemia", juntamente com o João Brissos, irmão da Teresa Brissos, doente de Leucemia.

    Achei o vosso blog, em conjunto com a disciplina de Área de Projeto, bastante interessante e desde já, a nossa campanha está pronta para vos ajudar em tudo o que percisarem, e até mesmo conseguiremos levar uma brigada móvel de recolha de sangue à vossa escola. O nosso e-mail está neste comentário. Podem contactar-nos quando quiserem.

    Boa Sorte!


    derrotaraleucemia@gmail.com

    derrotaraleucemia.blogspot.com

    http://www.oncologiapediatrica.org/index.php?/site/ver_noticia/34

    ResponderEliminar